Conheça a diferença entre as cervejas Weissbier, Pilsen, Lager e Stout

0
278

A Rua do Lazer, com seus inúmeros bares e restaurantes é capaz de atender desde os paladares simples até os mais exigentes, sempre com muita qualidade, e claro, com aquele charme que só “Pirí” tem. E como é bom dar aquele passeio descontraído, conhecer lugares bonitos e cheios de atrações. Também é ótimo reservar um dia para sentar com os amigos, bater um papo e “tomar uma”. Aqui na Rua do Lazer você pode fazer tudo isso de uma vez só. Não vai faltar lugar pra tomar um chopp bem gelado ou cervejas especiais.

Por isso preparamos este post com as diferenças entre os tipos de cervejas mais conhecidas, acompanhe:

Estilo Weissbier: Produzida por grandes cervejarias alemãs como HB, Paulaner, Erdinger, Franziskaner e Weihenstephan, cervejarias goianas como a Colombina e a pirenopolina Santa Dica, é uma cerveja feita a base de trigo e característica do sul da Alemanha, região da Baviera. São cervejas claras e opacas, onde sobressai o trigo com o qual foram produzidas, bem como sabores frutados (banana e maça), cravo e florais. Bastante refrescantes e de graduação alcoólica moderada (entre 5 e 6%), são opacas e normalmente não filtradas. Produzem, em geral, um creme denso e persistente.

Estilo Pilsen: A cerveja mais comum encontrada nos supermercados. Tem sabor acentuado de lúpulo, inclusive no aroma. Clara, o cuidado que deve ser tomado ao comprar é observar a quantidade de milho, arroz e açúcar, adjuntos do lúpulo. Assim garante-se mais sabor! Tem variação alcoólica entre 3% e 5%. No Brasil, 98% das cervejas consumidas são do estilo Pilsen.

Estilo Lager: Outro estilo fácil de encontrar. São cervejas de baixa fermentação, mais leves e menos aromáticas que as cervejas do estilo Ale. Dentro do estilo há variações, como a American Lager (muito semelhante com a cerveja Pilsen), Munich Helles, Dortmunder Exporter, Pilsner, Amber Lager, Marzen, Dark Lager e Bock. As diferenças estão nos ingredientes, umas com toques mais acentuados que os outros.

Estilo Stout: É uma variação do estilo Ale e Porter, originária na Irlanda. São cervejas escuras, com sabor forte. Têm tendência a ter sabor acentuado de chocolate, malte torrado e café. Tem alto teor alcoólico, variando entre 8 e 12%. Um dos rótulos mais famosos é a Guiness, cerveja que se bebe em temperatura ambiente. Dentro do estilo há o Dry Stout, cerveja com final seco; Oatmeal Stout, cerveja mais cremosa devido à aveia. Sweet Stout, cervejas com leite ou chocolate; American Stout, mais amarga e, por fim, a Russian Imperial Stout, com sabor licoroso e alto teor alcoólico.