Oito motivos para beber vinho regularmente

0
191

O vinho possui adeptos no mundo todo, uma bebida muito eclética. Além de ser um símbolo de festa e alegria, também pode ser um ótimo companheiro para os apreciadores mais solitários. Uma de suas características mais marcantes é o fator socializante. Seja com seu par ou seus parceiros, como é bom tomar aquele “vinhozinho” não é mesmo?!.

A Rua do Lazer possui vários estabelecimentos que contam com extensas cartas de vinhos, alem de oferecer um ambiente charmoso e aconchegante para receber os amantes desta ilustre bebida. Então, separamos oito motivos para beber vinho regularmente.

1# BEBER VINHO FAZ VOCÊ VIVER MAIS 

A evidência é que os bebedores de vinho têm uma taxa de mortalidade de 34% mais baixa do que os bebedores de cerveja ou destilados. O estudo finlandês foi realizado com 2.468 homens ao longo de um período de 29 anos, publicado nos jornais de Gerontologia, 2007.

2# O VINHO FAZ MUITO BEM AO CORAÇÃO

Bebedores moderado que sofrem de pressão alta têm 30% menos probabilidade de ter um ataque cardíaco do que os abstêmios. O resultado veio de um estudo de 16 anos Harvard School of Public Saúde com 11.711 homens, publicado na revista Annals of Internal Medicine, 2007. Pesquisadores de Harvard incluíram o consumo moderado de álcool como um dos “oito maneiras comprovadas para reduzir o risco de doença cardíaca coronária.” Os investigadores acreditam que os antioxidantes na pele e sementes das uvas vermelhas, chamados flavonóides, reduz o risco de doenças coronárias, diminuindo o LDL (mau colesterol), aumento dos níveis de HDL (bom colesterol) e reduzir a coagulação do sangue.

3# VINHO AJUDA A EMAGRECER 

Visto como proibido em dietas, uma pesquisa da Universidade de Purdue – publicado no Journal of Biological Chemistry – discorda. Constatou-se que o piceatannol composto, que é convertido de resveratrol, pode ajudar a controlar a obesidade. Ele bloqueia a capacidade da insulina para ativar genes que realizam outras fases de formação de células de gordura. Um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine mostrou que as mulheres que consumiam quantidades moderadas de álcool eram menos propensas a ganhar peso na meia-idade.

4# MELHORA SEU HUMOR E O SONO 

Além de relaxante e aliviar o estresse, o vinho melhora seu humor. Um grande estudo descobriu que o consumo de vinho na faixa de 2 a 7 copos por semana foi significativamente associada com menores taxas de depressão, enquanto os bebedores pesados parecem estar em maior risco. Outro estudo realizado pela Health Study Nord-Trøndelag (Estudo HUNT), com base na Noruega descobriram que os bebedores moderados têm menos risco de sofrer depressão do que aqueles que não têm álcool. Curiosamente, os cientistas na Itália descobriram que certas variedades de uvas usadas para fazer vinhos tintos contêm altos níveis do hormônio melatonina sono ou algo com efeitos semelhantes. Isto poderia explicar porque o consumo moderado de vinho induz o sono.

5# DEIXA VOCÊ MAIS INTELIGENTE 

Um estudo realizado por psicólogos mostrou que, com o consumo moderado de vinho o cérebro aumenta os estímulos, tanto em termos de qualidade e velocidade. Tempos de reação diminuiu em 25% e aumenta a criatividade em 50%. A relação vinho-inteligência vai de ambas as maneiras: algumas pesquisas têm mostrado que as pessoas com um QI mais elevado consomem mais álcool do que aqueles com uma pontuação mais baixa.

6# O VINHO É UMA BEBIDA SOCIALIZANTE

Um copo de vinho durante o jantar com os amigos ou em uma festa cria uma ambiente propício e socializador. Dificilmente você comprará um rótulo para tomar sozinho, além de ser muito mais interessante compartilhar a bebida.

7# COMBINA COM GASTRONOMIA 

A cerveja têm suas vantagens na hora de combinar pratos, mas não dá pra negar que o vinho é a bebida mais antiga a promover harmonizações das mais variadas. Ela traduz requinte e sofisticação.

8# É UM CALMANTE NATURAL 

Quando você esta estressado, querendo explodir, o que faz? Abra um vinho. Segundo a escola de medicina da Universidade de Boston, beber vinho com moderação leva a resultados melhores em testes de habilidade, emoção e mobilidade.